3 de maio de 2015

1 de Maio - Conhece a História?

O 1 de Maio nasceu em 1886, num protesto em Chicago, quando os trabalhadores revoltados com o seu horários - que chegavam a 18h de trabalho. Os trabalhadores saíram à rua para exigir: "Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso".



No século XIX os direitos laborais eram praticamente inexistentes e os trabalhadores da maior cidade dos Estados Unidos anunciaram uma greve geral pelos seus direitos. O resto do país seguiu-lhe o exemplo, numa intenção de quebrar com o "viver para dormir e trabalhar".

Ao primeiro protesto, seguiram-se mais dois dias, sendo cerca de 50.000 trabalhadores a manifestarem-se. A polícia então, sem aviso prévio, disparou sobre a multidão. Morreram 10 pessoas, houve dezenas de feridos.

Apesar disto, a 4 de Maio, o Presidente da Câmara permitiu a concentração de vários trabalhadores naquela que ficou conhecida como a revolta de Haymarket (deu-se na praça de Haymarket). Nesta manifestação estiveram cerca de 20.000 trabalhadores, Apesar de o Presidente querer manter a segurança, o inspetor da polícia John Bonfield ordenou a 180 agentes que interviessem contra os manifestantes. "De repente, rebentou uma bomba que matou um polícia. Revoltados, os seus companheiros abriam fogo contra os trabalhadores. Desconhece-se o número de vítimas.”

Perante o sucedido, tocou imediatamente o toque para recolher. Nos dias seguintes terão sido feitas centenas de buscas e detenções, foram armas, munições e esconderijos secretos.

Um mês depois, foram julgados 31 trabalhadores acusados de serem os autores dos motins. Mais tarde, o número foi reduzido para oito, sendo todos importantes Sindicalistas Anarquistas. O julgamento feito na altura foi considerado uma farsa por não ter seguido qualquer norma processual e terem existido acusações sem provas. Três dos acusados foram presos - um suicidou-se na prisão - e cinco foram condenados à forca.

Graças à força da revolta e á força da repressão, o 1 de Maio passou a ser celebrado como homenagem em todo o mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário