9 de setembro de 2014

Saem caracoletas para o jantar

Português que se preze não dispensa os seus caracóis e a sua mini a acompanhar.

Cá em casa, vamos um passinho à frente..mas é no que toca às caracoletas! Sim, é que ninguém aprecia essas ditas só cozidas com sal e oregãos... a la tradicional, então fizemos uma adaptação e o resultado está à vista:

Simples e aconselhável, até para quem não aprecia os amigos babosos!
Não sei medidas, que as "lesmas" são as que se apanham e não as peso, por isso é a olho!
  • Caracoletas q.b.
  • Vaqueiro liquida
  • Chouriça Casa da Prisca finamente fatiada (da tradicional)
  • Presunto Nobre finamente fatiado
  • Vinho tinto (ou 1 cálice de whisky)
  • Cogumelos
  • Arroz
Para quem não sabe cozer caracoletas:
Colocar as caracoletas num alguidar com água fria, de forma a que saiam da casca e libertem areias e palhinhas que tenham agarradas. Este passo é essencial no caso de já terem apanhado as caracoletas dias antes de as arranjarem. Repetir este processo por 2/3 passagens por água limpa, sendo que convém encher o alguidar com água nas outras passagens.
Tirá-las directamente para a panela e cobri-las com água, colocando o testo na panela. Deixar ficar uns 10min, para que possam esticar a lesma de novo. Levar ao lume e deixar cozer.

MUITO IMPORTANTE: não levantem o testo da panela...é doloroso ver o que se passa lá dentro...

Retirar do lume, escorrer o caldo e pôr as caracoletas num alguidar, de preferência num sitio fresco. Cerca de meia hora depois, já arrefeceram. Está na hora de as tirar da casca.
Depois de tiradas da casca, esfregar com sal grosso, de forma a tirar as ranhocas todas. Passar por 2 águas limpas, para tirar excesso de sal. A partir daqui tem 2 opções: congelar para cozinhar depois ou passar à próxima etapa.

Prepação do prato:
Picar uma cebola finamente. Juntar a Vaqueiro liquida, um copo de vinho, um copo de água, a chouriça e o presunto. Deixar apurar, sem colocar sal. Acrescentar os cogumelos quando já estiver com a cozedura completa.

Por norma não há necessidade de pôr sal: como as caracoletas foram esfregadas em sal grosso, têm sal suficiente. Um toque de picante cai muito bem.

Sirva acompanhado de arroz branco e bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário